PROJETO EMPRÉSTIMO DE
LIVROS PARA OS MGI E MGII -2014
|
|
1 - OBJETIVOS:
1.
Permitir que as crianças tenham contato com diferentes
livros e materiais literários.
2.
Desenvolver comportamentos leitores.
3.
Estimular e desenvolver o gosto pela leitura entre as
crianças e seus familiares.
4.
Ampliar o repertório e vocabulário das crianças.
5.
Possibilitar a participação das famílias, envolvendo a
mãe, ou o pai, ou os avós, ou outro parente, lendo para as crianças ou junto
com elas.
2 – DESENVOLVIMENTO –
atividades (o que fazer?), cronograma (quando fazer?):
2.1.
EMPRÉSTIMOS DOS LIVROS
Ø O livro irá para casa na sexta-feira
e deverá ser devolvido na segunda-feira.
Ø A leitura deverá ser realizada pelos
pais e/ou familiares junto com a criança.
2.2
ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
o
Escolha do livro.
o
Cuidado com a pasta e o livro.
o
Devolução no dia combinado.
o
Manuseio e leitura do livro.
2.3
PAIS OU FAMILIARES
o
Orientar a criança no cuidado com a pasta e o livro.
o
Acompanhar a atividade de leitura da criança,
incentivando-a a manusear o livro e lendo com ela.
o
Elogiar a criança em suas conquistas e incentivar a
leitura.
2.4
PROFESSORAS
o
Orientar famílias e crianças para o empréstimo, o cuidado
com a pasta e o livro.
o
Planejar, acompanhar e orientar a apresentação das
histórias lidas em sala.
o
Incentivar a leitura, valorizando a participação das
crianças nos relatos.
o
Observar e avaliar o desenvolvimento das crianças.
o
Garantir no planejamento da rotina semanal momentos
destinados à leitura.
o
Planejamento no coletivo de atividades na escola que
valorizem a leitura
3 - BIBLIOGRAFIA
ü BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,
Brasília: MEC/SEB, 2010.
ü SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Cadernos
de Formação Continuada - Rede em Rede, SP: SME/DOT-P, 2006, 2007, 2009,
2010.
ü SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações
Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a
Educação Infantil, SP: SME/DOT-P, 2007.
4 - AVALIAÇÃO
- Acompanhamento do projeto nos
horários coletivos.
- Observação das crianças nas rodas
de conversas com apresentações dos livros lidos.
- Retornos e orientações das famílias
|