segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PROJETO EMPRÉSTIMO DE LIVROS


PROJETO EMPRÉSTIMO DE LIVROS PARA OS MGI E MGII -2014


 
1 - OBJETIVOS:
1.       Permitir que as crianças tenham contato com diferentes livros e materiais literários.
2.       Desenvolver comportamentos leitores.
3.       Estimular e desenvolver o gosto pela leitura entre as crianças e seus familiares.
4.       Ampliar o repertório e vocabulário das crianças.
5.       Possibilitar a participação das famílias, envolvendo a mãe, ou o pai, ou os avós, ou outro parente, lendo para as crianças ou junto com elas.
 
2 – DESENVOLVIMENTO – atividades (o que fazer?), cronograma (quando fazer?):
 
2.1.       EMPRÉSTIMOS DOS LIVROS
Ø  O livro irá para casa na sexta-feira e deverá ser devolvido na segunda-feira.
Ø  A leitura deverá ser realizada pelos pais e/ou familiares junto com a criança.
 
2.2       ENVOLVIMENTO DAS  CRIANÇAS
o   Escolha do livro.
o   Cuidado com a pasta e o livro.
o   Devolução no dia combinado.
o   Manuseio e leitura do livro.
 
    2.3   PAIS OU FAMILIARES
o   Orientar a criança no cuidado com a pasta e o livro.
o   Acompanhar a atividade de leitura da criança, incentivando-a a manusear o livro e lendo com ela.
o   Elogiar a criança em suas conquistas e incentivar a leitura.
 
    2.4   PROFESSORAS
o   Orientar famílias e crianças para o empréstimo, o cuidado com a pasta e o livro.
o   Planejar, acompanhar e orientar a apresentação das histórias lidas em sala.
o   Incentivar a leitura, valorizando a participação das crianças nos relatos.
o   Observar e avaliar o desenvolvimento das crianças.
o   Garantir no planejamento da rotina semanal momentos destinados à leitura.
o   Planejamento no coletivo de atividades na escola que valorizem a leitura
  
3 - BIBLIOGRAFIA
ü  BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEB, 2010.
ü  SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Formação Continuada - Rede em Rede, SP: SME/DOT-P, 2006, 2007, 2009, 2010.
ü  SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil, SP: SME/DOT-P, 2007.
 
4 - AVALIAÇÃO
- Acompanhamento do projeto nos horários coletivos.
- Observação das crianças nas rodas de conversas com apresentações dos livros lidos.
- Retornos e orientações das famílias